Quem faz
A AFLORA é a união de 3 mulheres que estão comprometidas com um enorme ideal de facilitar processos profundos, que possam transformar paradigmas individuais e coletivos em prol do bem estar emocional e do equilíbrio das relações.

Coordenadora e psicóloga social
Karen Menezes
Formada em psicologia e Especialista em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais pela PUC-MG, atuou no planejamento e execução de diversas Políticas e Programas Sociais em Empresas Privadas, Organizações da Sociedade Civil e Poder Público.
Coordenou Trabalhos Técnicos Sociais em Programa de Habitação de Interesse Social /PAC e Urbanização de Vilas e Favelas em Belo Horizonte e Ibirité/MG. Atuou na Elaboração de Planos Diretores Participativos e de Planos de Desenvolvimento Estratégico Municipais e Regionais. Realizou estudos de impacto socioeconômico relacionados à implantação e/ou operação de grandes empreendimentos, incluindo Leituras Diagnósticas, Cenários Prospectivos e elaboração de Carteira de Projetos, em cidades de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Realizou trabalhos em Rede estreitando a interlocução entre Poder Publico, Privado e Sociedade Civil.
Se mudou para o interior em 2012, onde se propôs a rever seus paradigmas e transformar sua rotina de vida. Desacelerou o ritmo e se dedicou à outras habilidades e trabalhos como a intervenção na terra, a gastronomia afetiva e intuitiva e a maternidade full time.
Retornou ao mercado formal de trabalho em 2019 gerenciando um restaurante e em consecutivo, realizando atendimentos clínicos particulares e na APAE do município de Paraisópolis/MG.

Idealizadora, artista visual e terapeuta sistêmica
Fernanda Preto
Cianorte,1978. Formada em fotografia pela escola Panamericana de Artes em Artes visuais pela Universidade Tuiuti do Paraná e Pós-graduada em Psicologia positiva, autorrealização e bem estar pela PUC-RS, Master em Programação Neurolinguística pela SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolínguistica, Inner vision – leitura corporal pelo IES – Instituto Eduardo Shinyashiki, Fotografia Terapêutica pela Robert Gordon University Aberdeen, UK., Consteladora Familiar Sistêmica pelo Instituto Koziner, Psicogenealogia com Mônica Justino e Coaching e Mentoring pela FGV.
Memória e imagem tem sido assunto constante em sua produção utilizando a fotografia, vídeo-performance e instalações como meios em seu trabalho.
Participou de diversas feiras na Galeria Diana Lowenstein Fine Art, em Miami; Maco Art Fair, Chicago Contemporary & Classic Art Fair; Art Basel Miami; Arte Américas.
Fotografou para clientes como: Nestlé Suíça, The Nature Conservancy, MUSA - Museu da Amazônia, SDS - Secretaria de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Amazonas, FDB - Fundação Amazônica de defesa da Biosfera, CSF – Conservação Estratégica, Petrobrás Cultural e colaborou para revistas como National Geographic Traveler, Audubon e Veja.
Já cobriu expedições no Nepal, Nordeste Brasileiro e Amazônia, por onde viveu por 3 anos trabalhando com questões sócio-ambientais.
Principais exposições incluem:
Señores, esto es una teta, exposição Galeria Povvera, Monat Der Fotografie Off, Berlin, Coletivo 50 artistas, Arte/Formato , Time and Space Czong Instituto de Arte Contemporânea, Coréia do Sul , Sobre Ela Individual Galeria Tato, Arte Londrina 4, Alguns desvios do corpo, DAP, Contraprova, Paço das Artes, SP, Erotica, CCBB e Projeto Mezanino, Itaú Cultural.
Vive em Gonçalves, MG, idealizadora do AFLORA sustentabilidade humana, facilita grupos utilizando seu método CorpoMemória e desenvolve projetos com ongs, empresas, instituições públicas e privadas no Brasil.

